CONTRATOS – CÓDIGO CIVIL – ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E JUROS

Lei nº 14.905/24 traz mudanças para maior segurança jurídica em contratos e operações financeiras
por Rafael Duro Baumann publicado em 20/08/2024

Lei nº 14.905/2024, publicada em 1º de julho de 2024, introduz significativas alterações no Código Civil brasileiro com o objetivo de uniformizar o índice de correção monetária e a taxa de juros legais. 

Uma das principais inovações é a definição do IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como o indexador oficial para a correção monetária, que será aplicado em contratos que não especificarem um índice ou quando não houver uma legislação que determine de forma diferente. Além disso, a taxa de juros legais passa a ser equivalente à taxa SELIC(Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), com a dedução do IPCA/IBGE. Em situações em que a taxa SELIC for negativa, os juros serão considerados como zero, o que representa uma mudança importante na forma como os juros são calculados em contratos no Brasil.

Outro aspecto relevante da nova legislação é a flexibilização da Lei da Usura, que proíbe a cobrança de juros superiores ao dobro da taxa legal. Com a nova lei, a Lei da Usura não se aplicará a obrigações contratadas entre pessoas jurídicas, a operações realizadas no mercado financeiro e no mercado de valores mobiliários, a títulos de crédito e a contratos com instituições financeiras, permitindo a cobrança de juros compostos e de juros moratórios.

A aplicabilidade da Lei nº 14.905/2024 em contratos vigentes é um ponto que gera discussões. A nova legislação não altera contratos que já preveem índices de correção monetária e taxas de juros diferentes das estabelecidas pela lei, respeitando, assim, os atos jurídicos perfeitos. Isso significa que, em contratos anteriores à nova lei, as condições previamente acordadas devem ser mantidas.

As alterações introduzidas pela Lei nº 14.905/2024 entram em vigor em 60 (sessenta) dias após sua publicação, exceto pela determinação de que a metodologia de cálculo da taxa legal e sua forma de aplicação serão definidas pelo Conselho Monetário Nacional e divulgadas pelo Banco Central do Brasil, que terá eficácia imediata.

informative

Tax and Corporate World

The electronic newsletter Mundo Tributário e Societário is developed internally by the professionals who make up the Tax and Corporate team of Charneski Advogados, with the aim of bringing quality technical information to you in the areas of Tax and Corporate Law.