IMPOSTO DE DOAÇÕES – RIO GRANDE DO SUL – CALAMIDADE PÚBLICA

Legislação gaúcha prevê hipóteses de isenção de ITCMD para doações realizadas no
por Gustavo de Moraes Roehe publicado em 07/05/2024

Em 01º/05/2024, foi publicado pelo Executivo do Estado do Rio Grande do Sul o Decreto nº 57.596, declarando estado de calamidade pública em razão das enchentes que ocasionaram alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade em todo o Estado. Segundo descreve o decreto, os eventos climáticos ocasionaram “danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas”.

Em meio a esse contexto de necessidade de doações e ajuda de todo o Brasil, é necessário salientar que a Lei Estadual nº 8.821/89, em seu art. 7º, inciso III, isenta do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações) a doação em que for donatário a União, o Estado do Rio Grande do Sul ou município deste Estado.

Em outras palavras, todas as doações destinadas ao Estado do Rio Grande do Sul ou a municípios do Estado estarão isentas de ITCMD. Nesse sentido, a orientação do Estado é de que, ao realizar a doação, o doador deverá informar o donatário e seu respectivo CNPJ para garantir a isenção do ITCMD – a declaração de doação (DIT) para o Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, deverá informar o CNPJ 87.934.675/0001-96 ou 92.958.800/0001-38.

Para transferência de valores ao Estado, o Governo reativou o canal de doações para a conta “SOS Rio Grande do Sul”, que tem a seguinte chave PIX (CNPJ): 92.958.800/0001-38.

No que diz respeito a doações para qualquer pessoa física ou jurídica, a isenção do ITCMD se aplica para valores de até R$ 3.450,00 (três mil, quatrocentos e cinquenta reais), limitada a uma ocorrência por mês, conforme art. 7º, inciso X, c/c § 10. Vale salientar que doações de roupas, móveis e aparelhos também estão isentas de ITCMD, nos termos do art. 7º, inciso VII.

Também é importante referir que veículos abastecidos com doações têm passagem livre em postos fiscais localizados na divisa do Estado com Santa Catarina, buscando facilitar a chegada de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco. A equipe do escritório Charneski Advogados fica à disposição para orientar clientes e demais pessoas interessadas em realizar doações quanto aos procedimentos legais para evitar a cobrança do ITCMD. Além disso, estamos atentos a outras medidas fiscais que sejam eventualmente divulgadas pelo Governo do Estado para desonerar as operações de destinação de suprimentos para todos os necessitados.

informative

Tax and Corporate World

The electronic newsletter Mundo Tributário e Societário is developed internally by the professionals who make up the Tax and Corporate team of Charneski Advogados, with the aim of bringing quality technical information to you in the areas of Tax and Corporate Law.